Resumo
O presente artigo estrutura-se com base numa pesquisa que tem
como objetivo compreender percepções de professores da educação especial
e de professores do ensino regular sobre potencialidades e limites de a
Educação Especial (EE) se constituir em uma via para a inclusão de
alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O estudo é de
caráter qualitativo e os dados foram recolhidos num agrupamento escolar,
situado no norte do Alentejo, em Portugal, no ano letivo de 2014/2015.
Para tal, foram realizados focus group àqueles dois grupos de
professores e realizadas notas de terreno em contexto de reunião de
docentes. Genericamente, os resultados revelam convergências e
divergências entre as percepções destes “atores de terreno”. As
convergências situam-se mais ao nível da concepção de educação
inclusiva; as divergências prendem-se, fundamentalmente, com
potencialidades que uns e outros consideram que a EE pode ter na
inclusão de alunos com NEE, revelando os professores do ensino regular
um posicionamento menos positivo do que os professores de educação
especial.
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