sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bomporto


Visitei, hoje, a Bomporto - Cooperativa de Solidariedade Social, sediada em Gemunde (Maia) onde pude constatar a importância de uma instituição que tenta dar resposta a um problema que preocupa muitos pais com filhos com necessidades especiais: a vida pós-escolar e a necessidade de encontrar cuidadores quando os pais já não conseguirem tomar conta dos seus filhos.

Esta instituição nasceu da vontade e empenho de alguns pais e têm como principais objectivos:
- Promover a integração social e familiar das pessoas com deficiência ou incapacidade superior ou igual a 50%;
- Criar um Centro de Desenvolvimento de Competências, um Centro de Atividades Ocupacional e construir "lares residenciais;
- Realizar ou apoiar iniciativas de interesse para os seus beneficiários no plano ocupacional, profissional, cultural, desportivo, etc.

A Bomporto, assim como outras instituições com objetivos similares, lutam para integrar os seus utentes no mundo laboral e social, num país ainda pouco acolhedor à diferença, estabelecendo as parcerias possíveis com empresas, autarquias e serviços públicos. Os obstáculos são imensos, mas a vontade de alguns pais para os ultrapassar é gigantesca.

Como pai e como cidadão desejo a melhor sorte para a concretização dos intentos desta instituição, assim como de tantas outras por este país fora, que fazem da vontade dos pais uma arma de mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário