No passado dia 1 junho, o Agrupamento de Escolas Luísa Todi (Setúbal) acolheu um importante colóquio sobre a perturbação do espectro do autismo. Foi também uma forma de assinalar o Dia Mundial de TODAS as Crianças.
Fui convidado para participar como orador na primeira das duas "mesas" intitulada "Um Olhar sobre o Autismo" onde tentei expressar os meus vários olhares: como pai, como educador e como cidadão.
O problema, como sempre neste tipo de iniciativas, é o pouco tempo que temos para falar.
Apesar disso, foi uma sessão rica onde foi importante ouvir experiências de inclusão por parte de diversos intervenientes. Desde logo, das minhas colegas anfitriãs Alexandra Narra e Carla Simões que revelaram o seu importante trabalho no âmbito da Unidade de Ensino Estruturado do Agrupamento, mas também o trabalho valioso da APPDA de Setúbal, pela voz da sua presidente Maria José Sobral - mãe de um jovem com PEA - com a comunicação "Cuidadores sem termo". Ainda ligado à APPDA de Setúbal tive o prazer de conhecer o trabalho de musicoterapia pela chancela do seu dinamizador Pedro Condinho. Este músico e mais dois jovens com PEA que integram este projeto artístico, tocaram e encantaram uma sala com cerca de 100 pessoas.
No final, ainda tive oportunidade de autografar alguns dos meus livros e trocar impressões muito interessantes com professores, psicólogos, terapeutas, assistentes operacionais e pais.
Um dia riquíssimo! Parabéns à organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário