domingo, 19 de março de 2017

Almancil refletiu sobre autismo e inclusão

A convite do Agrupamento de Escolas de Almancil, designadamente do  Grupo de Educação Especial e com o apoio da Associação de Pais deste Agrupamento, participei numa importante iniciativa de sensibilização e reflexão sobre a problemática da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), no pretérito dia 17 de março. Antes da sessão, tive oportunidade de visitar as Unidades de Ensino Estruturado do Agrupamento e conhecer um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos com PEA, algo que me enriqueceu bastante.

A sessão começou com espetáculos musicais e teatrais dinamizados pelos alunos das Unidades de Ensino Estruturado (UEE) do Agrupamento de Escolas de Almancil,  professores e terapeutas afetos a essas estruturas. Após estes excelentes momentos culturais, teve lugar a minha comunicação intitulada "Autismo: teoria, prática e inclusão". 


De seguida, abriu-se um espaço de partilha de saberes e inquietações sobre a problemática abordada, entre as quais, as implicações dos anteprojetos legislativos que parecem desvalorizar a condição de professor de Educação Especial e as Unidades de Ensino Estruturado no sistema de ensino público português; a importância dos pais enquanto agentes educativos e políticos, a questão da administração de fármacos nos alunos autistas, o papel das terapias e outros métodos de aprendizagens complementares ao ensino regular, a falta de recursos humanos, entre outros.

Esta importante iniciativa terminou com um lanche gentilmente confecionado e servido pelos alunos de cursos profissionais do Agrupamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário