terça-feira, 14 de julho de 2015

2.ª edição já disponível!


A segunda edição da obra "Autismo e Atraso de Desenvolvimento - Um estudo de caso", revista e aumentada, já está disponível e pode ser adquirida na instituição que a editou - a Fundação A Lord - ou junto do autor Miguel Correia (amiguelcorreia@gmail.com).

O livro é, em grande medida, o resultado de um trabalho académico realizado no âmbito da pós-graduação em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, onde o caso de estudo é o filho mais novo do autor, diagnosticado com perturbação do espectro de autismo.

Além do prefácio de Preciosa Fernandes (Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) que já estava presente na 1.ª edição, a nova edição conta com um posfácio de David Rodrigues, professor universitário, presidente da Pró-inclusão - ANDEE, investigador e autor de múltiplas obras ligadas à educação, designadamente à educação especial.


“O livro de Miguel Correia, focado no autismo/Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), fornece um conjunto de instrumentos teóricos que contribuem para uma maior compreensão e aprofundamento conceitual sobre aquela problemática. (...) Este é, claramente, um aspeto que valoriza esta obra. (…) Um outro aspeto a considerar decorre do facto de a investigação realizada se reportar a um estudo de caso. Os dados apresentados pelo autor permitem compreender, por um lado, que as respostas ao sujeito em estudo, a nível da terapia da fala, terapia ocupacional e psicoterapia são proporcionadas “fora da escola” pública, o que significa que esta não tem condições para a todos oferecer as mesmas oportunidades. Por outro, que a intervenção precoce, nesta e em todas as situações em que exista uma perturbação global do desenvolvimento, precisa de ser feita a tempo e a horas. Consciencializar o sistema político, as famílias, educadores/professores e a sociedade civil, em geral, para esta importância é, do meu ponto de vista, o maior contributo do estudo que nesta obra se dá conta.” 
(In Prefácio
Preciosa Fernandes. Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto 
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“A procura destas possibilidades de participação e inclusão é uma tarefa em que exige na linha da frente uma grande cumplicidade entre a família e a escola. Sabemos que nem sempre esta relação é fácil: o amor é muitas vezes entendido como adversário da educação, as oportunidades de brincar conflituam com as obrigações “dos programas”. É sempre importante sublinhar que nem a família nem a escola são por si sós capazes de levar a tarefa da educação de uma criança com autismo a bom porto. E aqui, tanto a escola como a família, devem saber que o conhecimento - por muito que seja - se não for partilhado torna-se num obstáculo, converte-se numa arma de arremesso entre pessoas que acham que estão certas mas na verdade estão sós. Por isso, precisamos tanto desta aliança entre a escola e a família, uma aliança entre pessoas que sabem coisas diferentes que certamente têm formas singulares de atuar, mas que são capazes de chegar a um acordo de respeito mútuo a favor dos interesses da criança.” 
(In Posfácio
David Rodrigues. Professor Universitário. Presidente da Pró-Inclusão – ANDEE.

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