quarta-feira, 25 de março de 2015

Gil e Afonso


Conheci os pais que aparecem nesta reportagem quando estive no Cartaxo a apresentar o meu livro, no passado dia 5 de março. Ficaram na fila da frente. Senti, pela expressão que evidenciavam, que anuíam sem surpresa aquilo que ia proferindo. 

Ainda troquei algumas palavras com a Helena Tavares, mãe de 4 filhos, dois são gémeos autistas, mãe a tempo inteiro, mas sem deixar de ser esposa e mulher. Exemplo de amor, tenacidade e também fragilidade, que ri e chora, tal como seu marido, tal como muitos pais que fui conhecendo. 

Escreve Helena, a propósito dos seus gémeos: "Tento todos os dias, com todas as minhas forças, conduzi-los nas estradas desta vida intrincada e cheia de bermas e solavancos. Todos os dias me controlo e tremo por dentro se tenho de os obrigar a seguir em frente, às vezes com o coração partido de os ver sofrer no seu esforço de serem como os outros" (ler mais em Maria Capaz). 

Esta história mostra-nos que os pais são essenciais para qualquer intervenção junto dos seus filhos, principalmente quando eles são "especiais". E também os irmãos, os amigos, os professores e educadores, os psicólogos, os terapeutas...

Sem comentários:

Enviar um comentário