quarta-feira, 18 de março de 2015

Ponte de Sor - Apresentação de livro sobre autismo







Ontem, a Biblioteca da Escola Secundária de Ponte de Sor foi palco de mais uma apresentação do meu livro "Autismo e Atraso de Desenvolvimento - Um estudo de caso". Constituiu num importante momento de reflexão sobre o tema do perturbação do espectro do autismo (PEA), recheado de momentos de emoção, onde estiveram vários colegas professores, técnicos, assistentes operacionais e pais. 

A originalidade desta apresentação consistiu no facto de ser realizada no agrupamento escolar onde, atualmente, leciono.

A sessão começou com a declamação de um poema pela bela Margarida, aluna do 3.º ano. Um lindo momento acompanhado de música de fundo.

Seguidamente, a  obra foi apresentada pela minha estimada colega Manuela Neto, coordenadora do Grupo de Educação Especial do Agrupamento Escolar de Ponte de Sor.

Foram colocadas várias questões interessantes, desde a questão da relação do autismo com o atraso cognitivo, o impacto do diagnóstico e falta de apoio psicológico aos pais, bem como questões ligadas à vida adulta das jovens com PEA e a famigerada questão da inclusão destas pessoas, seja na escola, seja na sociedade. 

Senti que cumpri a minha missão de sensibilizar a comunidade para o autismo e para promoção da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. 

Obrigado a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário