sábado, 14 de março de 2015

Por Évora

Na linda capital alentejana, entrei pela primeira vez num dos pólos da Universidade de Évora. Mais precisamente, no Colégio Pedro da Fonseca, onde se localiza o Departamento de Psicologia, para assistir ao I Seminário Enablin+, que consistiu na apresentação de "Boas Práticas e Novas Ideias na Inclusão de Crianças e Jovens". 



Foi uma manhã de grande aprendizagem, onde ficou demonstrado que a vontade de fazer supera todos os obstáculos.
Entre os vários projetos apresentados, marcou-me particularmente o "Cuidar dos Cuidadores na Paralisia Cerebral".
Curiosamente, a responsável pela Associação de Paralisia de Cerebral de Évora, esteve à tarde na apresentação do meu livro, que teve lugar na Biblioteca Pública de Évora, onde realizou uma intervenção interessante e chamou a atenção para a necessidade de atender aos pais de pessoas com deficiência.

Nesta apresentação do livro, uma jovem estudante universitária de Educação Básica referiu-se ao facto de os currículos dos cursos superiores de educação terem escassa carga horária ou, por vezes, nenhuma, dedicada às necessidades educativas especiais. De facto, esta realidade faz com que os educadores, até mesmo os da educação especial, se sintam pouco preparados face à complexidade que constitui um aluno especial, designadamente os alunos com perturbação do espectro de autismo severo.

Um dia rico em partilha de experiências, numa cidade que merece uma visita atenta.


(Com a diretora da Biblioteca Pública de Évora Zélia Parreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário